sexta-feira, 22 de abril de 2016

Navalha e Navalhete

Ultimamente passei a fazer a barba com um Navalhete, não explicar como foi que tive essa idéia, apenas deu vontade de tentar,vou confessar a primeira vez foi tensa! verdade, fiquei até cansado com medo de me cortar, mas enfim me cortei! kkkk mas agora já consigo me barbear mais facilmente utilizando o Navalhete, e recomendo. a pele fica mais lisa e macia, porém de vez em quando ainda surgem os cortes, pequenos!
Enfim.... Hoje não gosto mais de usar os barbeadores descartaveis, e estou economizando pois as lâminas são mais em conta, e Você deve esta se perguntando: "NAVALHETE"??? eeeeeee isso mesmo!
Você sabe a diferença entre Navalha e Navalhete??
O navalhete consiste basicamente de um cabo de plástico, madeira ou metal e uma parte de metal, onde há um dispositivo de abertura para se encaixar metade da lâmina tradicional de dupla superfície cortante. A uma certa distância, parece uma navalha, com a diferença de que as laminas são descartáveis.

A navalha por sua vez, consta de um cabo, por vezes muito mais elaborado que os navalhetes, podendo ser até de marfim dos extintos mamutes, ou simplesmente de madeira ou plástico. A grande diferença está na lâmina cortante, que no caso da navalha, não é descartável, é feita de aço (as melhores lâminas tradicionalmente alemãs) e pode ser afiada e melhorada após períodos de uso. Tem a vantagem de durar anos a fio, além de ser um conjunto mais sofisticado e personalizado.

A navalha verdadeira é mais tolerante e mais agradável para a pele.

Algumas pessoas pensam que o navalhete é mais fácil de manter (bem, provavelmente é ...), porque não há stropping, polimento, etc . A manutenção do navalhete é fácil, por isso alguns usuários de navalhas também possuem navalhetes para viagens. Além disso, os navalhetes são mais baratos para iniciar com a técnica.
E dependendo da qualidade da lâmina à sua disposição, o navalhete pode ser ainda mais afiado que a sua navalha.
A diferença dos dois é de manutenção e custo. O navalhete exige menos à curto e médio prazo, porém à longo prazo a navalha gasta menos.
O navalhete exige, contudo, uma técnica mais cuidadosa e uma mão estável.

Costuma-se dizer que é mais fácil mudar de um navalhete para uma navalha do que o oposto.Vale lembrar, que as navalhas duram dezenas de anos, são mais persolizadas e representam a evolução natural para quem usa os navalhetes.

Hoje em dia, restringe-se o uso do navalhate para os iniciantes na arte e para os barbeiros profissionais, por motivos obvios de esterilização dos cabos e trocas de lâminas para cada cliente. As navalhas por sua vez, estão indicadas para uso pessoal aos amantes do barbear clássico.



Navalhete

Navalha